quinta-feira, 17 de março de 2016

OS LEPRECHAUNS




(imagem da Internet)


OS LEPRECHAUNS
(pronuncia-se: Léprecons)


Há dois tipos de gente no Mundo:
Os irlandeses,
E aqueles que gostariam de sê-los.

Segundo o folclore e a mitologia, os leprechauns vivem na Irlanda e são um tipo de fada macho de estatura baixa, com menos de um metro de altura, ou seja, são duendes, também conhecidos por gnomos. Habitavam a ilha antes mesmo da chegada dos celtas.

Na maioria das histórias, são consideradas criaturas inofensivas que adoram a solidão e vivem em lugares remotos. No entanto, há leprechauns que são mal-humorados e aqueles que gostam de fazer travessuras. Quando lhes convêm, tomam a forma humana de velhinhos de barba, geralmente com um cachimbo na boca. Costumam se vestir elegantemente com roupa na cor verde (nas versões antes do século XX usavam vermelho). Adoram grandes fivelas douradas que adornam os cintos, os sapatos e a aba dos chapéus verdes e altos, típicos dos duendes.

Muitos dos gnomos usam aventais de couro, talvez devido à profissão de sapateiros ou fabricantes de calçados. São os fornecedores oficiais de sapatos para as fadas, calçados estes de uma beleza deslumbrante, por serem feitos de materiais naturais, como gotas de orvalho e flores.

Os leprechauns são muito ricos e escondem seu ouro em locais secretos, normalmente em tocas no meio da floresta que lembram tocas de coelho, e que são revelados apenas se se conseguir capturar um deles. Uma crença popular é de que pode-se encontrar um duende e seu pote de ouro numa das extremidades de um arco-íris. Dita a lenda que, encontrando um leprechaun, mantendo seu olhar fixo nele, o duende não consegue escapar, porém no momento que você se distrai e desvia o olhar, ele desaparece.

O leprechaun é uma espécie em extinção e as autoridades, cientes disso, determinaram que terras próximas da vila irlandesa de Carlingford — onde foi descrita a aparição de um leprechaun —, como área protegida para os 236 duendes vivos remanescentes, de acordo com uma lei arquivada na União Europeia! Naquelas terras há cartazes dizendo que serão processados quem os molestar ou se forem caçadores de fortunas!

Em 17 de março comemora-se o Dia de São Patrício (St. Patrick’s Day), o santo padroeiro da Irlanda. É feriado oficial na República da Irlanda, Irlanda do Norte, e nas províncias canadenses de Terra Nova (Newfoundland) e Labrador. Corresponde à data tradicional da morte de São Patrício em 461 d.C. Foi ele o responsável em difundir o cristianismo na Irlanda. Usava o trevo de três folhas (shamrock) para explicar a Sagrada Trindade aos pagãos irlandeses. Há desfiles e festivais, onde o povo se veste de verde e carrega um trevo em homenagem ao santo. Como este dia sempre cai durante a quaresma, são suspensas as restrições alimentares e de bebidas alcoólicas que têm encorajado o alto consumo de álcool nesta data. É também comemorada pela diáspora irlandesa, principalmente na Inglaterra, Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia, Argentina e Brasil. 

Aqui em São Paulo, vários bares e restaurantes irlandeses se esmeram nas comemorações do Dia de São Patrício. Homenageiam-se os leprechauns e, para lembrar o santo, é também exibido o trevo de três folhas. Nesta hora, todos os presentes são irlandeses ou seus descendentes, principalmente depois de alguns bons copos de Guinness!

Que os leprechauns fiquem perto

Para dar-lhe sucesso vitalício

E que todos os anjos irlandeses decerto

Sorriam para você no Dia de São Patrício.




2 comentários:

  1. Therezinha19:08:00

    Muito interessante e de agradável redação Gostaria de achar um leprechaun. Passarei a procurá-los.
    tacc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Therezinha,
      Para isso, terá de visitar a Irlanda!...
      Walter

      Excluir