domingo, 22 de maio de 2016

DUAS PEDRAS DO DESTINO





Joaquim ben Levy mandou-me o comentário seguinte, após ter lido meu texto UMA PEDRA NA HISTÓRIA DA ESCÓCIA: "Tenho lido várias versões da história (?) Da dita "lia fail". Trata-se da mesma pedra? 

Preferi responder aqui, por achar o tópico demais de interessante para apenas responder à sua indagação no final do texto em apreço.
 
                                                                           (imagem da Internet)
A Pedra do Destino Irlandesa

Na verdade, existem duas Pedras do Destino. A Pedra de Scone, em gaélico escocês An Lia Fáil e em escocês Stane o Scuin, trata-se de um bloco de arenito vermelho usado durante séculos na coroação dos reis escoceses. Como conto no meu texto, é usado na coroação dos monarcas do Reino Unido. A Pedra de Scone foi guardada durante anos na Abadia de Scone, localizada próximo de Perth, na Escócia. Atualmente se encontra no Castelo de Edimburgo. 

No entanto, existe uma outra Pedra do Destino, em gaélico irlandês, Lia Fáil, que é uma pedra que fica no local da coroação dos Grandes Reis da Irlanda. Parece que todos os reis da Irlanda foram coroados ali até cerca de 500 d.C. A Pedra é um menir, ou uma pedra solitária vertical, que data do período neolitico (± 5500 anos atrás) e se localiza do Morro de Tara, no Condado de Meath, na Irlanda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário