segunda-feira, 23 de março de 2015

LADY GODIVA


Coventry é uma cidade da Inglaterra, localizada a noroeste de Londres, não muito longe de Stratford-upon-Avon, a cidade onde nasceu o famoso bardo William Shakespeare (1564-1616). No século XV chegou a ser, por diversas vezes, a capital da Inglaterra. Atualmente conta com mais de 300 mil habitantes, sendo a 12ª cidade mais populosa do Reino Unido (Grã-Bretanha e Irlanda do Norte).
Estamos em pleno século XI, na época em que o povo e os nobres eram anglo-saxões. A Inglaterra seria invadida e conquistada pelos normandos em 1066, após a derrota na Batalha de Hastings. A realeza britânica atual, apesar de toda a miscigenação racial no transcurso dos séculos, ainda é de origem normanda.
Lady Godiva era uma aristocrata anglo-saxônica, que nasceu na virada do século X para XI e foi casada com Leofric, Duque de Mércia, um dos sete reinos que compunham a Inglaterra. Sua existência não é lenda, pois consta no Livro do Domesday, um levantamento ou censo da população inglesa encomendado pelo normando Guilherme, o Conquistador, e finalizado vinte anos depois (1086). Embora já tivesse falecida, foi a única mulher a ter um registro como dona de terras após a conquista da Inglaterra.
Ela e seu marido foram benfeitores de diversas casas religiosas em Coventry e cidades vizinhas. Lady Godiva doou várias obras feitas com metais preciosos à cidade de Coventry e inclusive à Catedral de St. Paul’s em Londres. Estavam entre alguns dos mais abastados nobres doadores anglo-saxões antes da Conquista. Com a chegada dos bispos normandos, esses presentes foram menosprezados, destruídos ou levados para a Normandia para serem derretidos.
Lady Godiva apiedou-se dos habitantes de Coventry que sofriam com os impostos opressivos cobrados pelo seu marido. Pediu diversas vezes ao Duque para rever os mesmos, que obstinadamente recusava. No entanto, cansado da insistência, disse-lhe que acataria sua solicitação se ela se despisse e andasse nua a cavalo pelas ruas da cidade. Seguindo a imposição do marido ao pé da letra, após emitir uma proclamação de que todos deveriam ficar dentro de casa com janelas e venezianas fechadas, ela cavalgou pela cidade apenas coberta por suas longas madeixas. Somente uma pessoa, um alfaiate de nome Tom, desobedeceu suas ordens num dos mais famosos instantes de voyeurismo. Segundo a história, fez um buraco numa das venezianas de tal sorte que pudesse ver Lady Godiva passar e, de castigo, ficou cego.
Hoje, na psiquiatria, o evento do Peeping Tom (Tom espiador) é bem conhecido e se refere ao indivíduo voyeur que obtém prazer sexual, observando clandestinamente pessoas se despindo ou em atividades sexuais.
Enfim, o marido de Godiva cumpriu sua palavra e aboliu os impostos pesados.
A lenda do passeio nu a cavalo foi relatada pela primeira vez apenas dois séculos depois da morte de Lady Godiva. Segundo historiadores, não há nenhuma sustentação documental que possa corroborar esta história, principalmente porque até o século XIII, havia apenas menção desta corajosa mulher como mecenas da igreja.

3 comentários:

  1. Adorei a postagem sobre Lady Godiva! É raríssimo ler postagens tão bem escritas, com português correto, tão bem explicado. Não dá para parar de ler e aprender. Obrigada por compartilhar o seu blog. Sandra

    ResponderExcluir
  2. Sandra,
    Obrigado por este comentário. Lady Godiva foi escrito após saber que vários colegas nunca haviam ouvido falar dela.
    Walter

    ResponderExcluir
  3. Eu ouvi falar a história da Lady Godiva no cavalo e tinha uma outra impressão dela até ler a sua postagem. Aqui estou lendo aos poucos, mas aprendendo muito. As postagens são maravilhosas! Obrigada por compartilhar. Poderia ser um livro!!!

    Sandra

    ResponderExcluir