quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

A ÁRVORE DE NATAL



A Batalha de Trafalgar é um episódio dramático das Guerras Napoleônicas e ocorreu no Cabo de Trafalgar, na costa da Espanha, em 21 de outubro de 1805, da qual participaram a França e a Espanha contra a Inglaterra, numa tentativa de invasão através do Canal da Mancha. Uma frota inglesa comandada pelo Almirante Nelson enfrentou o inimigo e uma dura batalha se travou. Foi vencida pelos ingleses, porém Nelson perdeu a vida. Em sua homenagem existe em Londres uma praça denominada Trafalgar Square, em cujo centro encontra-se uma estátua do Almirante Nelson, de mais de cinco metros, no alto de uma coluna com quase 50 metros. Além da Coluna de Nelson, como é conhecida, em Trafalgar Square encontra-se o National Gallery, com pinturas do séc. XII até o séc. XIX, e a Igreja de St. Martin in the Fields, cuja orquestra e seus concertos são mundialmente conhecidos.
            Durante a Segunda Guerra Mundial, a Noruega foi invadida e muito castigada pelos alemães. A atuação e o empenho das tropas da Grã-Bretanha na Noruega fez com que, em termos da Segunda Guerra, a perda de vidas fosse pequena. Além disso, o Reino Unido também concedeu asilo para o rei da Noruega e milhares de refugiados noruegueses.
            Desde 1947, em sinal de gratidão pelo apoio na Guerra, a cidade de Oslo homenageia o povo britânico, presenteando-o com uma árvore de Natal. Não de trata de uma árvore como costuma-se usar aqui no Brasil (Cryptomeria japonica), mas de uma conífera da família dos abetos (Picea abies) que geralmente tem 50 a 60 anos de idade e mede mais de 20 metros e que é encontrada nas encostas florestais geladas da Noruega. Lá é conhecida como A Rainha da Floresta. A doação é feita em novembro, numa cerimônia defronte à Prefeitura de Oslo, na presença do Embaixador Britânico, do Prefeito de Londres e autoridades norueguesas. A árvore é então transportada para a Inglaterra de navio pelo Mar do Norte.
A árvore é erguida em Trafalgar Square e decorada em estilo norueguês, adornada com lâmpadas de halogênio. Este ano as lâmpadas foram acesas em 5 de dezembro e no dia 8 há uma procissão noturna com tochas para a Bênção do Presépio. A partir de 9 de dezembro, e até o dia 22, são feitas apresentações de canções natalinas sob a árvore, com a participação de mais de 50 grupos com a finalidade de ajudar organizações de caridade através de arrecadações durante o evento. O programa se encontra na Internet.
A Rainha da Floresta permanece até a 12ª Noite de Natal (Dia de Reis) quando então é retirada e reciclada, sendo cortada em pedaços para virar adubo.

Quem estiver em Londres na época do Natal, não pode deixar de fazer uma visita a Trafalgar Square para ver a árvore, que se torna ainda mais interessante quando se conhece sua história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário