segunda-feira, 15 de agosto de 2011

O HINO E A CULTURA

Não quero polemizar um assunto que vem se arrastando há anos. Reporto-me à intenção de alguns para a mudança da letra do Hino Nacional Brasileiro, pela inaptidão do povo em entendê-la. Alega-se que é por isso que poucos conseguem memorizá-la. A verdade é que o problema é muito mais amplo e se resume em apenas uma palavra: CULTURA ou, se preferir, FALTA DE CULTURA.

Tenho saudade do meu tempo de primário, ginásio e científico. Tivemos uma ótima formação básica, quando os colégios do estado eram exemplares. Cadê o Canto Orfeônico, Trabalhos Manuais, Desenho, Educação Moral e Cívica, Latim e Francês? Hoje nada disso se estuda mais. Pode-se imaginar um Curso de Medicina sem as ciências básicas? Biofísica, Bioquímica, Estatística, Histologia, Anatomia, etc. Seria o caos. Sim, e é o ponto a que se chegou na educação no nosso imenso país: um caos total, com as escolas sucateadas. Onde estão nossos políticos? Onde estão nossos educadores? Fiquei sabendo que está sendo planejada a retirada da Educação Física do currículo escolar e tem até político achando que se deve introduzir uma matéria nas escolas para estudar a atuação dos boinas azuis da ONU na defesa da Paz Mundial!...

Não posso aceitar o argumento de que os tempos são outros e que tudo mudou. Não discuto que o ensino brasileiro tem de acompanhar a modernidade. Sem dúvida houve uma enorme evolução com a era digital, o advento dos computadores e da Internet. No entanto, não se pode esquecer que uma base sólida é fundamental para a consolidação do desenvolvimento mental de nossas crianças. Houve, a bem da verdade, um retrocesso absurdo em nossa educação e, consequentemente, em nossa cultura. Uma simples pergunta: quantos jovens que saem hoje do ensino fundamental, são capazes de ver uma sentença escrita na língua francesa e identificá-la como sendo francês? A resposta é banal: quase nenhum. Imagine se fosse latim, então! Pergunte a algum deles o que é uma clave e se é capaz de identificar uma clave de sol ou de fá? Isto é o que falta hoje entre nós: CULTURA.

Sou defensor do nosso Hino Nacional, tanto pela música como pela letra. Conheço muitos hinos nacionais e nenhum se iguala ao nosso, nem a Marselhesa, que todos acham maravilhoso. Se tivesse de escolher um segundo lugar, seria o da Itália e, em terceiro, o de Portugal: “Heróis do mar, nobre povo valente, imortal (...)”. Concordo que há palavras arcaicas e de duplo significado, ou ainda de sentido figurado, mas qual é a poesia que não as tem? Seria a mesma coisa modificar Os Lusíadas, na forma que foi escrita por Camões.

Nosso Hino Nacional precisa ser ensinado nas escolas desde o primeiro grau. Lembro-me dos cadernos que usávamos, que continham as letras dos hinos pátrios. Aprendi a cantar todos eles, ainda no primário. Por que não os ensinam mais? O estudo e a interpretação das letras tornaria mais fácil sua memorização, além de estimular o desenvolvimento de uma nacionalidade que tanto falta em nós brasileiros, a brasilidade.

Não é o Hino Nacional que tem de ser adaptado à ignorância do nosso povo e sim, o povo necessita e merece ser educado. O Ministério de Educação e Cultura nada faz para melhorar o que mais seria a sua função: educação e cultura. Emaranha-se em assuntos e atividades burocráticas e nada faz em benefício do povo brasileiro. O exemplo maior, no caso específico de nossa profissão médica, é a abertura desenfreada de escolas médicas desnecessárias e sem condições Brasil afora, geralmente para satisfazer políticos ou amigos dos mesmos. Não quero me alongar neste aspecto, mas é verossímil dizer que sem cultura o país acaba na falência. Infelizmente, incrementar cultura e saúde são dois ponderáveis que aqui não dão retorno político, então não se investe nisso.

Poderia ainda continuar, citando exemplos de outros países, onde o próprio povo exige dos seus governantes a educação, cultura e saúde que merecem. Pagam-se impostos elevadíssimos, porém o retorno é compensador. Aqui, desgraçadamente...

Em 1993, por ocasião de uma sugestão de adulteração da letra do Hino Nacional Brasileiro, escrevi a seguinte poesia, que denominei

A P E L O

Brasileiros de nossa terra materna,

Deste país de mudança eterna.

Unam-se nesta hora com firmeza,

Pois o futuro se espelha na grandeza

Deste Hino Nacional

Formoso e tradicional.

Conseguimos conquistá-lo, foi por muita sorte.

Nem que para isso se use clava forte,

Não permitam que se dê sequência,

Batalhem até a última consequência

Para evitar alterações de nosso Hino Nacional,

Símbolo idolatrado em qualquer Festival.

Gigante pela sua própria natureza,

Acordes de Francisco Manoel da Silva, que beleza!

Incomparáveis versos imortais

Os escreveu Osório Duque Estrada, tempos atrás.

Salvem! Salvem! Patriotas mil

Defendam-no, em solo gentil,

Em cada fúlgido momento triunfante

Façam ouvir o brado retumbante

Do nosso querido Hino Nacional,

Esplendor deste impávido colossal,

Brasil!

7 comentários:

  1. E E Henning20:27:00

    Olá Walter

    Compartilho e aprovo sua manifestação

    E E Henning

    ResponderExcluir
  2. Fernando Fancelli20:30:00

    Perfeitamente, e além da "cultura", falta a educação à nível pedagógico de amor à pátria e à bandeira. E não é só no Brasil!.

    ResponderExcluir
  3. Flerts Nebó20:34:00

    Li - Gostei com o que Vc. disse. Nos veremos na próxima Pizza. Um abraço do Nebó.

    ResponderExcluir
  4. Dr Walter
    Gostei de seu engajamento socio pe
    dagogico!!!Essas ideias são basicas
    para um pais que esta em pleno desenvolvimento e pleno emprego.Que bom que voce as tornou
    publicas e como sempre em belissimo estilo de nossa tambem belissima lingua
    TACC

    ResponderExcluir
  5. you are invited to follow my blog

    ResponderExcluir
  6. Compartilho e aprovo sua manifestação

    ResponderExcluir
  7. Segue meu blog:
    http://gabiblogsismile.blogspot.com/

    ResponderExcluir