domingo, 26 de outubro de 2008

BRASIL versus INGLATERRA


SALISBURY É UMA CIDADE PACATA, COM MENOS DE 40.000 HABITANTES, às margens do rio Avon e localizada a uns 100 km a sudoeste de Londres. Tem uma belíssima catedral de estilo gótico primitivo, do século XIII, cuja torre é a mais alta de todo o Reino Unido. A Catedral de Salisbury foi imortalizada nas telas de John Constable, considerado o criador da paisagem romântica, juntamente com Turner, mas mais naturalista que este. Viveu de 1776 a 1837. Uma de suas pinturas mais famosas é A Carroça de Feno (The Haywain), de 1821.

É uma cidade gostosa para se conhecer e passear, com muitas praças e jardins. Em especial, é um centro importante, pois parte-se dela rumo a Stonehenge, distante 8 km, o principal sítio arqueológico das Ilhas Britânicas, formado por dois círculos concêntricos de pedras verticais, com pedras transversais encimando algumas delas, cuja construção fora no final do Neolítico (± 3000 a.C.) e na Idade do Bronze (± 1500 a.C.).

Quando estivemos no Reino Unido, em 2002, fomos passar o dia em Salisbury. Já estivéramos lá há alguns anos e decidimos retornar, de tanto que gostamos da região. A ida para Stonehenge teve de ser adiada para mais tarde, porque somente abriria para o público após rigorosa limpeza graças à presença de 22.000 pessoas no dia anterior, quando fora festejado o “Solstício de Verão”.

Aproveitamos para explorar melhor a cidade. Encontramos belas praças, com muitas plantas ornamentais. Nas calçadas largas havia estruturas metálicas com dezenas de vasos floridos. O culto às flores é um costume dos britânicos, e existem até concursos entre as cidades para saber qual está mais florida.

Visitamos a catedral também, o que não havíamos feito em 1994, porque sofria uma extensa reforma. Estranhamos o fato de encontrar quase ninguém nas ruas. Por onde quer que passávamos, a falta de gente era impressionante. Nossa visita ocorreu na sexta-feira, 21 de junho de 2002. Num dado momento, passamos diante da vitrine de uma loja e vimos que estava passando um jogo de futebol na televisão. Sabíamos que o Brasil enfrentaria a Inglaterra naquele dia, pela Copa do Mundo, mas nem imaginávamos que isso seria às nove e pouco da manhã.

Paramos para assistir ao jogo, e a Inglaterra já perdia. Do outro lado da rua havia um pub, aquele típico bar inglês, antigamente freqüentado apenas pelo sexo masculino e hoje liberado até para famílias. De lá, vinha a vozearia dos torcedores, a cada jogada de seus astros do futebol. Os sons, em grau menor, lembravam-me daqueles dos estádios. O Brasil venceu a Inglaterra por 2 a 1, eliminando-a, e assim passou para as quartas-de-final. A turma barulhenta do pub defronte se silenciara. Minha esposa e eu saímos de lá, sem pronunciar uma palavra sequer, para não correr o risco de sermos identificados como brasileiros.

Mais tarde, quando passamos diante do pub novamente, a caminho de apanharmos o ônibus para Stonehenge, por volta do meio-dia, os ruidosos freqüentadores estavam celebrando não-sei-o-quê, numa exagerada alegria, exaltação e exultação, provavelmente causada por uma excessiva ingestão de bebidas alcoólicas. Ainda paramos numa confeitaria para comer os mais deliciosos scones de minha vida. Só ousaria compará-los aos pães-de-minuto feitos por minha mãe, muito tempo atrás.

Levou quase uma hora para chegarmos a nosso destino, visto que o ônibus passou e parou em diversos vilarejos pitorescos. A impressão que tivemos do sítio arqueológico foi a mesma que da outra vez, divino e maravilhoso, injetando em nossas veias uma paz e tranqüilidade que não conseguimos experimentar em nenhum outro lugar por onde tenhamos viajado.

4 comentários:

  1. Muito gostoso o texto!
    Dá vontade de sair pra comer um
    "scone " ainda mais agora que o frio lá já está considerável!
    Não foi dito o nome da confeitaria,mas com certeza não vou deixar de saborear em um final de semana,na minha próxima estada ,no inicio de Novembro!
    Parabéns e obrigada pela dica!
    Abraço, Eni Chacon Kaskela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eni,
      Não recebi no meu E-mail este comentário quando você o mandou. Os scones são de uma padaria/confeitaria de esquina, atrás da Catedral de Salisbury.
      Abraços ao Vesa.

      Excluir
  2. Gostei de ler essa postagem! Uma verdadeira viagem. Scones são gostosos?

    Sandra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandra,
      Muito obrigado pelo comentário.
      Scones são "pães de minuto", porém mais gostosos.
      Abraços,
      Walter

      Excluir