sexta-feira, 20 de outubro de 2017

A CARROÇA DE FENO



(THE HAY WAIN)

A Carroça de Feno é considerada uma das pinturas mais queridas dos ingleses. Esta pintura de John Constable (1776-1837) demonstra um real cenário rural da Inglaterra entre os condados de Suffolk e Essex, no começo do século XIX.
Com meus seis ou sete anos de idade, meus pais me presentearam com uma pequena reprodução numa moldura preta bem simples que eu achava linda demais, comprada no bazar anual da Igreja Anglicana. Sua largura não passava de uns 30 cm (tamanho de uma folha A4). Ficou na cabeceira de minha cama durante todos os anos em que morei com meus pais. Desconhecia o nome do pintor e da obra. Meus pais também não sabiam quem era o autor desta maravilhosa pintura, pois vieram para a América do Sul ainda no início da adolescência e pouco contato tiveram com a arte inglesa.
 Certo dia, como sou filatelista, recebi uns selos da Inglaterra e num deles estava uma reprodução do quadro com o nome do pintor tão procurado. É claro que já ouvira falar de Constable, mas nunca o relacionei com aquela pintura. O selo foi emitido em 1968, época em que ainda não havia recursos como a Internet. Procurei na Enciclopaedia Britannica de meu pai, edição de 1929, e descobri que se encontra na National Gallery de Londres. Jurei que na primeira viagem para Londres visitaria aquele museu que fica em Trafalgar Square, o que só consegui cumprir em 1992. Surpreendeu-me o tamanho real da pintura: 1,30 m x 1,85 m!
É uma pintura a óleo sobre tela. A figura central e principal do cenário bucólico que se desvenda perante nossos olhos é de dois homens tentando fazer os cavalos atravessarem uma lagoinha, puxando uma carroça com feno. Um cachorro observa a cena e parece estar prestes a latir. Não há relatos da raça do cão, mas lembra muito o Springer Spaniel Inglês. Na minha pesquisa na Internet descobri que o selo postal supramencionado foi o primeiro selo britânico a ser lançado no qual figura um cão. Um velho casebre domina o lado esquerdo da tela. Parece haver uma mulher lavando roupa também vendo o drama da carroça. Não menos importante, embora nunca tenha lido nada a respeito, há um menino com uma vara de pescar junto a um barco a remo. Marrecos nadam com tranquilidade lá perto. O que realmente rouba a cena em minha opinião é a preocupação de Constable com as nuvens, típicas nuvens de verão, formadoras de chuva. Ainda na minha análise do quadro, chama atenção a qualidade das árvores em primeiro plano. Bem no fundo observa-se gente trabalhando na lavoura, cercada por grupos de árvores à distância. Tudo isso fornece ao expectador um ar de labuta rural.
Nascido em Suffolk, Constable era um paisagista que gostava de retratar cenas de sua infância. A Carroça de Feno foi executada enquanto residia em Londres e a exibiu pela primeira vez na Academia Real de Londres em 1821. Foi pouco notada, pois estava pendurada numa parede repleta de quadros de outros pintores. Em 1824 foi convidado para exibi-la em Paris, onde ganhou medalha de ouro.
O verdor dos suas paisagens, assim como a austeridade de seus traços o impediram de se tornar membro da Academia Real até 1829, com a idade de 52 anos, pois consideravam que ele não se enquadrava no conceito de pinturas daquela época. Não aceitavam a clareza com que Constable representava suas paisagens com um frescor inconfundível de inabalável realismo.
O casebre e aquela lagoinha existem. Ainda reside gente lá e há uma placa avisando que é propriedade particular e a área é restrita, não sendo permitida a visitação. Na época do verão a Terra de Constable (como é conhecida a região) é assediada por turistas, com centro de convivência e um grande estacionamento lá perto.
Este quadro é tão conhecido que é encontrado como quebra-cabeças, impresso em pratos, em jogos americanos e em toalhas de mesa. Sua popularidade é tão impressionante, que há até mesmo papel de parede com esta pintura de John Constable, A Carroça de Feno!
 


3 comentários:

  1. Raymundo Soares de Azevedo Neto18:08:00

    Prosa muito boa, Walter!

    Gostei muito de conhecer os detalhes desta obra de John Constable!

    Mais ainda do contexto em que a pintura envolveu-se na sua vida!

    Abraços e grato pela lembrança,

    Raymundo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu Caro Amigo Raymundo,
      Muito obrigado pelas suas palavras.
      Abraços,
      Walter

      Excluir
  2. Walter...
    Foi muito feliz na descrição
    Traduzido para o inglês.
    Constable...diria ao lê.
    Uma beleza.Parece que ele estava lá.
    Quem sabe?

    ResponderExcluir