sábado, 3 de setembro de 2016

HISTÓRIAS DE HIGHLANDERS




Highlanders são os escoceses que vivem nas Terras Altas da Escócia. Tradicionalmente, são pessoas rudes, fortes e guerreiras, porém têm um princípio muito importante, o de serem sempre hospitaleiros, e com todos. Há muitas histórias sobre eles, haja vista aquelas eternizadas por grandes escritores, como o novelista Sir Walter Scott e o poeta Robert Burns. Fato ou lenda, todos os escoceses estão familiarizados com as mesmas, como as duas histórias a seguir.


O thistle, aqui conhecido por cardo, é um arbusto espinhento que dá flores roxas muito exóticas. Conta-se que, no século X, os highlanders de um certo castelo escocês já haviam rechaçado várias investidas de vikings provenientes da Noruega. E eles, por sua vez, estavam cansados de tantas derrocadas. Decidiram, então, atacar as fortificações escocesas na calada da noite. Inteligentemente, contando com o elemento surpresa, foram descalços, para que sua presença não fosse percebida. Foi necessário que atravessassem o fosso junto ao castelo, no qual cresciam plantas silvestres, justamente os thistles. Os escoceses foram alertados pelos gritos de agonia dos invasores ao pisarem nos espinhos e, mais uma vez, os vikings foram derrotados. Desde então, o thistle tornou-se a flor-símbolo da Escócia.



Os clãs da Escócia são possuidores de terras que, em geral, eram passadas de geração em geração, sem a menor preocupação de qualquer registro de propriedade. Os limites territoriais, frequentemente, eram motivo de discussões acaloradas e de guerras entre os clãs, com grande perda de vidas. Os MacLeods e os MacDonalds estavam se dizimando devido à disputa de uma península na Ilha de Skye, que fica na costa oeste da Escócia. Os chefes dos clãs estavam preocupados com as mortes que ocorriam e, certa vez, reuniram-se para tentar pôr fim àquela luta. Ficou decidido que se faria uma corrida de barcos, com a partida a uma determinada distância no mar aberto, e quem chegasse primeiro à praia, seria declarado vencedor. Lá se foi um barco-a-remo de cada clã, contando com vários highlanders de braços fortes em cada um. Foi dada a largada e, desde o começo, os MacLeods se encontravam à frente. Os MacDonalds lutavam para passar os adversários, mas, quando se emparelhavam, os MacLeods se esforçavam mais e conseguiam a dianteira. Os chefes dos clãs estavam na praia, aguardando a chegada. O sorriso de satisfação do chefe MacLeod era aparente, pois a poucos metros da praia, a embarcação dos seus estava se aproximando. Repentinamente, um MacDonald levantou-se no seu barco, tirou o punhal preso à sua perna, decepou sua própria mão e a atirou na praia, por cima dos MacLeods, portanto chegando antes deles. Com isso, conquistou o direito de posse das terras para seu clã. Durante toda a vida, aquele highlander foi tratado como herói. Para perpetuar a memória do grande feito, uma mão faz parte do brasão dos MacDonalds. Até hoje, os descendentes daqueles guerreiros são os donos daquela parte da ilha.

thistle

  Brasão dos MacDonalds


2 comentários:

  1. Gostei muito de saber sobre a Escócia, um país que admiro muito. Sandra

    ResponderExcluir
  2. Pois é. E um país de muitos contrastes e ótimo
    para visitar. Recomendo sempre os Highlands.
    O site abaixo é de um guia da Escócia que
    conhece bem a região. Vale a pena.
    http://www.exquisitescotland.com/

    ResponderExcluir