domingo, 20 de dezembro de 2015

MORFEU



A mitologia grega é muito fértil. Detalha minuciosamente seus deuses. Entre eles está Morfeu, o deus dos sonhos. Era responsável por dar forma aos sonhos. Daí deriva a palavra morfos que significa “forma”.

Sob os cuidados de Morfeu, as pessoas têm um sono profundo, podendo ter sonhos sobre eventos próximos ou sobre o futuro. Morfeu era o mensageiro de sonhos dos deuses, comunicando as mensagens divinas através de imagens e histórias, criando assim os sonhos. Sendo o dono dos sonhos, podia dar o formato que quisesse às criaturas que surgiam nos sonhos, além dele mesmo assumir o papel de um humano.

Em sua forma original, é representado portando asas nas costas parecidas às de borboletas. Segundo a mitologia clássica, ele e seus irmãos receberam as asas de seu tio, a divindade Tânatos, o deus da morte. Diz a lenda que Morfeu não só usava suas asas para alcançar aos que necessitassem de sua ajuda nos sonhos, mas também para carregar seu pai, Hipnos, para o Mundo dos Sonhos, escondendo-o da ira de Zeus. Hipnos era desprovido de asas e um tanto preguiçoso, e passava a maior parte do tempo dormindo!

Seu pai era, portanto, o deus do sono. Sua mãe era Pasiteia, deusa do descanso e relaxamento. Morfeu e seus irmãos formavam os Oneiros (em grego = Sonhos). Tinha três irmãos: Fobetor, criador dos pesadelos e sonhos fóbicos, Fântaso, responsável por sonhos falsos, repletos de fantasmas e Ícelo, responsável por fazer com que sonhos se parecessem mais reais. Sua avó era Nix, a divindade da noite.

Morfeu vivia com sua família no Mundo dos Sonhos, um lugar onde engendrava os sonhos dos mortais. Morfeu dormia numa caverna cheia de sementes de papoula. Este fato é talvez o motivo pelo qual a morfina tenha este nome, conhecida na língua inglesa por morphine ou morphium, cuja base é o ópio extraído das sementes de papoula.

Parece que Morfeu era um dos deuses dos mais ocupados, portanto não tinha esposa. No entanto há controvérsias. Chega-se a identificá-lo junto a Íris, a personificação do arco-íris e  mensageira dos deuses.

A mitologia grega é inebriante, porém ao mesmo tempo cansativa. Portanto, sugiro ao leitor que vá dormir nos braços de Morfeu!

4 comentários:

  1. Sempre ótimos e enriquecedores textos, Walter!

    Obrigado!

    Abração,

    Raymundo Azevedo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raymundo,
      Grato pelas gentis palavras.
      Boas Festas!
      Walter

      Excluir
  2. Gostei muito . Bela pesquisa melhor ainda redação exelente.TACC

    ResponderExcluir
  3. Oi Walter, gostei de ler sobre Morfeu e os significados das palavras. Obrigada por compartilhar conosco!

    Sandra

    ResponderExcluir