domingo, 18 de maio de 2014

O ESTIGMA DO MÍOPE



Para quem é alto-míope, saberá perfeitamente do que irei relatar a seguir...
Aos seis anos de idade já usava óculos. Mesmo assim, apresentava dificuldade para enxergar sendo que, na escola, era necessário sentar nas primeiras carteiras para poder ver direito o que se escrevia na lousa.
Para a participação de esportes, principalmente os coletivos, a limitação era imensa pela restrição visual e receio de quebrar os óculos. Cinquenta anos atrás, o preço de armações não era barato, sem se falar nas lentes, cada vez mais caras. O poder aquisitivo naquela época também era um problema a ser encarado.
Fugir de uma briga com alguém na escola ou com algum moleque de rua era regra geral, pois no primeiro encontrão, os óculos voavam longe, eu nada mais enxergava e apanhava pra valer! Era até considerado covarde por alguns colegas por esquivar-me de provocações, e como a gente se sentia machucado quando era assim considerado pelas meninas!
Já cursando o colegial, um professor de ginástica mandou que jogasse basquete sem óculos e não quis me ouvir quando lhe disse que não veria a bola. Precisa dizer que levei uma bolada no rosto e machuquei os dedos nas várias tentativas de pegar na bola.
Com o tempo, aprende-se a conviver com qualquer problema da vida e, por isso, acaba-se aceitando as limitações impostas pela deficiência visual.
Em termos de esportes, as dificuldades de ir à praia sem óculos ou deixá-los na areia e entrar no mar, fez com que preferisse o campo à praia. Em duas ocasiões diferentes, entrei no mar de óculos e com a primeira onda lá se foram eles. Recuperei os óculos na primeira vez; na segunda foram embora para sempre. Mais recentemente, fui andar de caiaque e, embora alertado de que na chegada à praia tinha de cortar as ondas perpendicularmente, o caiaque virou e fiquei por baixo dele. Com toda minha força, me ergui com caiaque e tudo, no entanto, com uma das mãos segurando os óculos na cara para não perdê-los. Um dos meus amigos lamentou estar sem máquina fotográfica para documentar o momento tão hilariante que se apresentou.
Um esporte que pratiquei durante 25 anos foi o tênis. Jogava quase somente duplas, mas sempre joguei mal, e atribuo isso mormente ao meu problema de visão. Tive de abandoná-lo por outra mazela, a artrose dos joelhos, mas esta é outra história.
Não precisa dizer também que nunca gostei de óculos sujos e sempre carreguei uma flanela no bolso para limpá-los. Como é desagradável molhá-los na chuva também.
Quando se instalou a presbiopia consegui, para minha sorte, adaptar-me a lentes multifocais. Só usei bifocais uma vez, que foram um desastre. Com o avanço da tecnologia, as lentes foram ficando mais leves, porém mais caras. Foi recente a aquisição de lentes ainda mais sofisticadas, porém há alguns anos, apresentava dificuldade cada vez maior, mesmo com a correção da miopia, astigmatismo e presbiopia, pois estava se instalando catarata em ambos os olhos.
Agora, para minha felicidade, nestes próximos anos que me restam, estou enxergando quase como uma pessoa normal, após me submeter à cirurgia de catarata. Não preciso mais procurar os óculos para colocá-los como primeiro ato ao me levantar pela manhã. O meu cérebro sempre aceitou um tamanho menor que o real para tudo ou não se lembrava, e nunca registrou cores verdadeiras. Constatei isso ao olhar para uma coberta de cama multicolorida que para mim sempre foi de cores meio desbotadas e agora se apresenta em cores vivas, bonitas. No primeiro dia depois da cirurgia, pela primeira vez na vida, visualizei-me como se estivesse usando óculos no banho: enxergava o chuveiro, a água escorrendo pelo corpo e tudo em novas dimensões. Que sensação agradável!
Não poderia deixar de relatar a minha experiência de visita à barbearia após a cirurgia. Durante toda a vida, para cortar o cabelo, precisava tirar os óculos e nada mais enxergava e tinha de confiar nas habilidades do barbeiro, seus serviços conferidos pondo os óculos de volta após o feito. Se não gostou, gostasse! Agora vejo tudo que ele faz e tornei-me um grande palpiteiro durante o seu trabalho.
Como alto míope, curti setenta anos com muitas limitações. Acredito que, tanto para a cirurgia a que fui submetido, como aquela para miopia, com o advento do desenvolvimento tecnológico, mesmo crianças não precisarão passar por estas minhas experiências das mazelas da miopia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário