quinta-feira, 27 de março de 2014

O POTE DE OURO

Cantava Nat King Cole, no fim do arco-íris encontrarás um pote de ouro. Pois é. Josias era um crédulo e contava a todos que quisessem ouvi-lo que acreditava piamente haver um pote de ouro numa das pontas de um arco-íris. Só não sabia como chegar lá. Disse que em várias ocasiões foi atrás daquele glorioso fenômeno da Natureza, mas o fim dele nunca era alcançado, pois o mesmo se afastava tal qual uma ave ou qualquer animal selvagem para manter distância segura quando um humano se aproximasse. Pouco adiantava ir a pé ou de automóvel. Quando chegava onde achava que estaria o arco-íris, este havia desaparecido ou ficava mais adiante.
É sabido que este brilhante jogo de cores ocorre pelo reflexo do sol em gotículas de água, particularmente de chuva, contanto que o espectador esteja entre o sol e a água. Num campo bem aberto é possível vislumbrar um perfeito semiarco, com duas pontas. Em outras ocasiões, pode-se até ver dois arcos-íris. Existe ainda um outro fenômeno, à semelhança do arco-íris, um anel de luz que circunda o sol num círculo perfeito, que ocorre pelo reflexo dos raios solares sobre cristais de gelo em camadas de nuvens altas, conhecido como halo solar. Apenas a título de curiosidade, as cores do arco-íris são vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta, sendo vermelho a cor mais externa (a parte convexa do arco).
Bem, Josias, pobre Josias. Certo dia, pesquisando na Internet, descobriu que através de mapas, poderia encontrar a latitude e longitude de um determinado local. Ficou sabendo que poderia inserir estas coordenadas num sistema de posicionamento global, conhecido pela sua sigla inglesa, GPS. Ficou convencido de que, enfim, teria encontrado a solução para sua busca. Logo confidenciou aos seus amigos sobre suas esperanças de ficar rico. Às suas costas, os rapazes sorriam ou riam descontroladamente.
Alguns de seus colegas decidiram fazer uma brincadeira. Compraram um pote velho de metal, já um tanto enferrujado, que passaram a encher de terra. Para dar maior realidade, jogaram nele moedas de brinquedo adquiridas em lojas de jogos para crianças. Para uma ilusão perfeita, por cima de todas, colocaram algumas verdadeiras. Sempre havia moedas soltas em suas casas que passaram a recolher.
Agora precisavam planejar uma estratégia para saber exatamente aonde Josias iria estar naquele determinado dia. Entre seus amigos havia um que era um pouco mais chegado, sem ser íntimo. Parece que ninguém lhe era tão íntimo a ponto, por exemplo, de frequentar sua casa onde residia com seus pais. Este rapaz foi escolhido pelos demais para ser sua sombra. Avisaria de seus passos pelo celular, sem que o Josias percebesse nada. Se este perguntasse, diria apenas que estava respondendo a uma mensagem recebida.
Para a sorte do Josias, de seu amigo André e dos outros colegas, naquele dia chovia próximo da cidade, mas também fazia sol, uma excelente ocasião para presenciar um arco-íris. Não tardou e eis que surge no horizonte um belíssimo exemplar. Josias ligou seu iPad, procurou o mapa na Google e acionou o GPS, copiando as coordenadas que achava corresponderem ao fim do arco-íris. Triunfante, virou-se para o André e, na maior inocência, leu as coordenadas para ele que, disfarçadamente, repassou para os rapazes. Estes, já preparados, rapidamente, com um GPS em mãos, acharam o local e abriram um buraco raso, colocando nele o pote, deixando apenas uma bordinha para fora, para facilitar, segundo um deles comentou. Mal tiveram tempo de se esconder quando chegaram Josias e André. Não foi difícil encontrar o pote e André fez questão de fotografar a satisfação do Josias por ter encontrado o pote. Sem dúvida, iria servir de motivo para gozação por muito tempo. Josias deu somente uma espiada no conteúdo do pote, colocou no porta-malas do carro e foram embora. Deixou o André em sua casa e seguiu em frente.
No dia seguinte, a expectativa foi demais. Nada do Josias aparecer para se reunir com os amigos como costumava fazer. Depois de estarem convencidos de que ele não viria, foram à sua procura. Ao chegarem em sua casa, observaram um movimento anormal com vários automóveis e vans de reportagem. Quando Josias que terminara de ser entrevistado os viu, gesticulou e foram até ele, mais por curiosidade de saber o que ocorria.
Josias sorria o sorriso de uma pessoa feliz que realizara seu sonho. Contou aos incrédulos ouvintes que acreditava tanto no pote de ouro no fim de um arco-íris quanto em Papai Noel! No entanto, havia encontrado muitas moedas de brinquedo e algumas verdadeiras.
Ficaram boquiabertos ao descobrirem que ele se tornara milionário da noite para o dia, pois entre as moedas havia uma moeda do Império Romano que valia uma fortuna...

Nenhum comentário:

Postar um comentário